segunda-feira, 14 de março de 2022

Domínio completo no Km Jovem Distrital

O Clube de Atletismo de Oliveira do Bairro dominou o Quilómetro Jovem Distrital, com vitórias em quase todos os escalões, individual e coletivamente. Uma competição disputada no passado domingo, no Estádio Municipal de Vagos.

Os atletas de Oliveira do Bairro destacaram-se entre os melhores do distrito de Aveiro, com treze medalhas conquistadas naquela que é uma das principais provas do atletismo de formação.

O CAOB venceu sete das oito provas disputadas na distância do quilómetro. Triunfos conseguidos em infantis, iniciados e juvenis, em ambos os géneros. E ainda em benjamins B masculinos.

Repetiu-se o domínio absoluto das competições anteriores pelas infantis oliveirenses, com três atletas nos três primeiros lugares. Carolina Cruz conquistou a medalha de ouro com o tempo de 3m15s, seguida por Margarida Santos e Luana Lopes, com 3m28s e 3m30s. Todas com novos recordes pessoais.

Em infantis masculinos, Pedro Freitas também garantiu o ouro após percorrer os 1000m em 2m50s, registo que o deixa a um segundo do recorde distrital. Ele que terminou com quase 40 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.

As vitórias para o CAOB sucediam-se, escalão após escalão. Em iniciados femininos, Joana Ferreira superou claramente a concorrência, terminando no 1º lugar com 3m17s, na sua estreia na distância.

Já em iniciados masculinos, entre cerca de duas dezenas de participantes, a formação oliveirense teve os seus três atletas nos 5 primeiros classificados. Entre eles, destaque para Duarte Vilas Boas e José Azevedo, medalhados de ouro e bronze, com 2m50s e 2m57s. Dois novos recordes pessoais.

A prova de juvenis ficou marcada pelo regresso à competição da campeã nacional de pista coberta, Beatriz Azevedo. Uma entrada com o pé direito na época de verão, que lhe valeu a conquista do título distrital dos 1000m, em 3m00s. Neste escalão, Mariana Oliveira foi medalhada de prata com 3m06s, retirando quase 10 segundos ao seu recorde.

Em juvenis masculinos, Matheus Pinto repetiu a sua colega de equipa, e venceu igualmente a sua prova, com 2m34s. Ele que assumiu as despesas da corrida do primeiro ao último metro.

Por fim, nota para as boas prestações dos atletas mais novos do CAOB. Em benjamins B, Gabriel Lima e Gustavo Oliveira conquistaram as medalhas de ouro e prata. Enquanto em benjamins A, Tomás Silva estreou-se na modalidade com a medalha de bronze, nos 500m.

Coletivamente, o CAOB venceu em femininos e masculinos, com clara vantagem sobre as restantes equipas, com um registo que assume uma forte candidatura à vitória na classificação nacional de clubes do Quilómetro Jovem. Um feito que seria inédito na história deste clube.

De referir ainda que com estes resultados, o CAOB garantiu cinco dos seis lugares na Seleção de Aveiro que vai disputar o Quilómetro Jovem Nacional. Competição que será disputada entre as seleções distritais de todo o país.