terça-feira, 2 de janeiro de 2024

CAOB fez história no Distrital Sub-18

O Clube de Atletismo de Oliveira do Bairro sagrou-se campeão distrital sub-18, em femininos e masculinos, no passado fim-de-semana, no Estádio Municipal de Vagos. Domínio absoluto do CAOB que, pela primeira vez na sua história, conquistou o título nos dois géneros.

Tri-campeã em título, com triunfos consecutivos desde 2020, a equipa feminina de Oliveira do Bairro voltou a vencer este campeonato, com um domínio quase absoluto nas corridas.

As atletas do CAOB venceram a maioria das provas de velocidade e meio-fundo disputadas, ao longo de dois dias, e assim carimbaram a quarta vitória por equipas, dos últimos quatro anos.

Neide Bernardo foi uma das principais figuras da formação oliveirense, ao vencer todas as três corridas de velocidade do programa: 60, 200 e 300m, com novos recordes pessoais.

Também em destaque esteve Carolina Cruz, atleta ainda sub-16, que repetiu o feito do ano anterior, e sagrou-se campeã distrital sub-18 nas provas de 800 e 1500m.

Por parte do CAOB houve outras duas sub-16 a brilharem entre as atletas mais velhas. Margarida Santos conquistou o título de vice-campeã, também ela nos 800 e 1500m. Ao passo que Mariana Ferreira garantiu a medalha de bronze, na corrida de 200m.

Sem medalhas, mas com contributo no título por equipas, estiveram Luísa Cruz (800 e 1500m) e Sophie Quintero (lançamento do peso).

Inédito título em masculinos

Em masculinos, o CAOB conseguiu o primeiro título no escalão sub-18, desde a fundação do clube, carimbando assim uma dobradinha inédita.

José Azevedo foi um dos protagonistas, com títulos individuais nos 800 e 1500, e novos recordes pessoais.

Em grande plano esteve igualmente Duarte Vilas Boas, medalhado de ouro nos 3000m e vice-campeão nos 1500m.

Diogo Pacheco, por sua vez, garantiu a medalha de bronze nos 300m, tendo dado ainda o seu importante contributo nos 60 e 60m barreiras.

Não menos decisivos nesta conquista coletiva foram os desempenhos de dois atletas com idade sub-16. Isac Cruz conquistou a medalha de prata na final dos 60m, enquanto Pedro Freitas levou para casa o bronze, da prova dos 800m. Ambos com recordes pessoais de grande valia.