terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Histórico: CAOB vice-Campeão Nacional de Juvenis

O CAOB sagrou-se vice-Campeão Nacional de Juvenis, por equipas, superiorizando-se a potências do atletismo nacional, como Benfica e Sporting, no campeonato que reuniu em Braga, este fim-de-semana, os melhores sub-18 de Portugal

Uma conquista histórica na vida deste clube, que em apenas quatro anos de existência, se tornou na segunda melhor equipa de Portugal, em juvenis femininos.

Com vários atletas em destaque, a equipa de Oliveira do Bairro conseguiu contrariar o favoritismo das potências do atletismo nacional, conquistando o 2º lugar por equipas, apenas superada pela Juventude Vidigalense, de Leiria. Para trás ficaram Benfica e Sporting, nas 3ª e 4ª posições.

Três medalhas de ouro

Entre os vários momentos altos que marcaram a participação do CAOB, destaca-se a enorme prestação de Beatriz Azevedo, dupla Campeã Nacional, considerada por muitos como uma das principais figuras destes campeonatos. Conquistou as medalhas de ouro nas corridas de 1500 e 3000m, conseguindo uma categórica dobradinha.

Igualmente em grande plano estiveram Luciana Santos, Beatriz Branco, Maria Vieira e Lara Pinto. Um quarteto de velocistas de grande valia que voltou a levar as cores do CAOB ao mais alto lugar do pódio. Desta feita na estafeta 4x300m, após uma emocionante disputa com as equipas da Juventude Vidigalense e Sporting, medalhadas de prata e bronze.

Vários resultados no top-10 nacional

A escassos quatro centésimos do pódio ficou Lara Pinto, na corrida individual de 300m, com 42.07 segundos. Com um folgado recorde pessoal e o quarto melhor tempo entre todas as séries, ficou a um lugar das medalhas. Ela que já na véspera tinha superado as expetativas, com o apuramento para a final dos 60m, e consequente 6º lugar.

Ainda no top-10, destaque para a prestação de Mariana Oliveira, 6ª classificada na prova dos 800m, com 2m25s. Nota final para as participações de Beatriz Branco (12ª com 44s14), Maria Vieira (14ª com 45s05), ambas nos 300m. Esta última já tinha sido 16ª nas eliminatórias dos 60m, com 8s35.