segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Quatro medalhas no Campeonato Nacional Sub-20

O Clube de Atletismo de Oliveira do Bairro conquistou quatro medalhas no Campeonato Nacional Sub-20, em pista coberta, disputado este fim-de-semana, em Braga. Resultado que coloca o CAOB entre as equipas do país que mais pódios conquistou, nos nacionais de juvenis e juniores, nesta época de inverno.

Um dos momentos altos deste campeonato foi o título de vice-campeão nacional alcançado na estafeta 4x400m, por Lara Pinto, Beatriz Branco, Mariana Oliveira e Hanifa El Khatib.

Com três juvenis de 1º ano, o quarteto de Oliveira do Bairro impôs-se entre as melhores equipas juniores do país. Só perdeu com as leirienses da Juventude Vidigalense, deixando imediatamente atrás de si na classificação potências como Benfica e Sporting.

Um título conquistado com 4m05s, um registo de grande nível que bateu mesmo os recordes distritais de juniores e sub-23, que duravam há mais de uma década.

Dobradinha para João Pedro

Em grande esteve também João Pedro Santos, que fez a dobradinha com duas medalhas no igual número de provas que disputou. No sábado sagrou-se vice-campeão nos 1500m, conquistando o seu primeiro título nacional em sub-20. Já no domingo, levou para casa a medalha de bronze depois de ser o 3º classificado na série principal dos 800m.

Beatriz bate recordes distritais

A encerrar as contas do medalheiro do CAOB, nota de igual destaque para Beatriz Azevedo, outra atleta ainda com idade juvenil. Com apenas 16 anos, conquistou a medalha de bronze nos 3000m entre as melhores sub-20 de Portugal. E fê-lo em grande estilo, com 9m58s, um novo máximo pessoal por quase 20 segundos. Bateu também ela os recordes distritais de juvenis e juniores.

Sem medalhas, mas com excelentes desempenhos, nota para Hanifa El Khatib, atleta que ficou a escassos centésimos do pódio nos 400m. Foi 4ª classificada, com 60s74, pela primeira vez abaixo dos 61 segundos.

Já em masculinos, na mesma distância, Ricardo Martins aproveitou da melhor forma esta presença em nacionais para retirar mais um segundo ao seu recorde pessoal, com 51s64. Registo que lhe valeu o 7º lugar na classificação geral.