segunda-feira, 26 de julho de 2021

CAOB no pódio do Nacional de Juvenis

João Pedro Santos, atleta do CAOB, sagrou-se este fim-de-semana Campeão Nacional Sub-18. A competir com os melhores juvenis nacionais, venceu os 800 metros e conquistou ainda a medalha de prata nos 1500m.

Fim-de-semana marcante para as cores do CAOB, com dois pódios e outras boas prestações no Nacional Sub-18, disputado na pista do Estádio Municipal de Lousada.

Vindo de três medalhas de prata consecutivas, nas principais competições nacionais, João Pedro Santos desforrou-se e de que maneira com uma prova fortíssima de 800m, sagrando-se pela primeira vez campeão nacional.

Arrancou decidido e liderou a corrida do primeiro ao último metro, cortando a meta em 1:54.07, uma das melhores marcas de sempre feitas nos nacionais de juvenis.

Estabeleceu ainda um novo recorde distrital de juvenis, passando a ser o atleta sub-18 mais rápido da história do atletismo do distrito de Aveiro.

Já na véspera, nos 1500m, João Pedro se tinha sagrado vice-campeão nacional, com 4m00s. Uma prova decidida num intenso sprint final entre os dois primeiros classificados.

Juvenis de 1º ano no top-5 nacional

Nas mesmas provas, o CAOB esteve igualmente bem representado por Matheus Pinto, que além do trabalho de equipa que ajudou à conquista dos êxitos do seu colega, conseguiu ele próprio honrosas classificações. Ainda a cumprir o primeiro ano como juvenil, foi 5º entre 35 participantes nos 800m, com 1m59s, e repetiu a classificação nos 1500m, com 4m09s, entre 24 atletas.

A equipa de Oliveira do Bairro também esteve em bom plano no setor feminino. Outra juvenil de 1º ano, Beatriz Azevedo foi também ela 5ª nos 1500m, com um novo recorde pessoal de 4m42s. Já nos 800m, terminou em 6º lugar com 2m19s. Nesta última prova, a iniciada Mariana Oliveira, foi 23ª com 2m27s.

No meio-fundo, nota final para Maira Silva, estreante em campeonatos nacionais com o 13º lugar nos 2000m obstáculos.

Já nas corridas curtas, Lara Pinto, outra iniciada entre juvenis, conseguiu o 9º melhor tempo nos 200m, com 26s31.

Estafeta desperdiça título nacional

A encerrar este campeonato, o CAOB terminou no 6º lugar entre 15 equipas, na estafeta medley, embora muito aquém das suas reais possibilidades.

Uma grande dose de ansiedade e vários erros na segunda transmissão de testemunho, levou ao desperdício de incríveis 8 segundos. Margem mais do que suficiente para garantir a vitória nesta prova.

Maria Vieira, Beatriz Branco, Lara Pinto e Hanifa El Khatib, três das quais ainda iniciadas, formaram o quarteto que correu esta estafeta.

Já na véspera, tinham conseguido o 7º lugar entre 14 equipas nos 4x100 metros. Mas neste caso com Luciana Santos a ser a titular do último percurso.